terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Marechal do Ar Márcio de Souza e Mello, Um notável cidadão brasileiro


Nascido em Florianópolis, no dia 26 de maio de 1906 – Falecido em 31 de janeiro de 1991, aos 84 anos.
Marechal do Ar literalmente nasceu para comandar. Com sua personalidade encantadora que imprimia um intenso fascínio, e conseqüentemente, exercia uma licença natural entre seus pares e subordinados.
Viveu toda a sua vida profissional exclusivamente para a Aeronáutica, infatigável no incessante afã de criar, inovar, melhorar, estimulando a todo o instante o espírito militar, virtudes morais que o caracterizavam, a sua rara bravura, o seu aprumo e a sua eficiência.
Um homem fascinante tanto pela sua personalidade magnética quanto seu dever profissional voltado á grandeza da Aeronáutica e ao culto da Pátria.

Iniciou sua carreira militar cursando o Colégio Militar do Rio de Janeiro, onde recebeu o número: Aluno 523. Em março de 1925, em plena juventude, ingressou na Escola Militar do Realengo, onde se formou Aspirante-a-Oficial, em 20 de janeiro de 1928, integrando, assim, a primeira turma da Quinta Arma do Exército – a Aviação – criada em 1927. Em 16 de agosto do mesmo ano foi promovido a Segundo-Tenente e daí pra frente foi se destacando e ganhando novos cargos e conseqüentemente novos caminhos a serem trilhados.
Marechal foi a cada dia adquirindo novos desafios e se tornando um forte comandante Aeronáutico...
Marechal após passar um período na argentina chegou ao Brasil com idéias organizacionais para serem executadas no Brasil. Seu projeto foi autorizado, e assim Marechal foi nomeado Ministro da Aeronáutica Brasileira!

O Marechal Márcio teve atuação destacada no movimento revolucionário de 31 de março de 1964, sendo um dos responsáveis pela elaboração da Constituição de 1967.

Sua atuação á frente do Ministério da Aeronáutica, num período difícil da vida nacional,caracterizou-se por um elevado senso de equilíbrio, a despeito das contingências políticas .A gravidade da situação política do País, agitada por movimentos estudantis de projeto de crescente intensidade.
Durante sua gestão no Ministério da Aeronáutica foi criada a Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), sociedade de economia mista, cujo primeiro passo foi a produção do avião Bandeirante em São José dos Campos (SP).A fundação dessa instituição deu-se numa reunião  do Marechal Márcio com os ministros da áreas financeira.A concessão dos economistas estava difícil de ser obtida, apesar da veemência da
defesa do Ministro Márcio. No dia 27 de setembro foi publicada a nova Lei de Segurança Nacional, que incorporava todas as medidas de exceção tomadas pela Junta militar, da qual fazia parte o Ministro Márcio de Souza e Melo.

O Ministro Márcio era casado com a Sra. Zilda Andrade de Souza e Mello, com quem teve duas filhas.
No dia 25 de novembro de 1971, a seu pedido, foi exonerado do cargo e substituído pelo Tenente-Brigadeiro da Reserva Joelmir Campos de Araripe Macedo. Após sua saída da pasta da Aeronáutica retirou-se definitivamente da vida pública.

Marechal se revelava ser justo, criterioso, e capaz, tinha como principal seu bom censo e ponderação, esses foram fatos principais para seu equilíbrio  diante das incertezas que vinham da vida política, marcado num tempo difícil e conturbado de sua história.


Márcio de Souza e Mello faleceu no dia 31 de janeiro de 1991. Seu corpo foi sepultado, no cemitério de São Francisco Xavier na cidade do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário